.

21.4.08

O QUE MUDA PARA O BRASIL A VITÓRIA DE LUGO NO PARAGUAY

Hoje foi um dia importante para a América Latina! particularmente para o Brasil e para o Paraguay.
Talvez muita gente nem tenha reparado tanto. Estavam mais preocupados com o triste reality show que a mídia promove há quase um mês em torno do assassinato de uma pequena menina.
Trágico realmente, tão trágico quanto a estatística brasileira que indica oficialmente que ao menos duas crianças são assassinadas por dia em nosso País. Estatística modesta a meu ver.
Mas algumas pessoas acompanharam com atenção as eleições no Paraguay. Alguns preocupados chegam a pensar que os paraguaios elegeram uma espécie de Hugo Chavèz, e pior vai querer confusão com o Brasil no tocante ao acordo sobre Itaipú. Mas afinal quem é esse Lugo? Um comunista?
Lugo é um ex-Bispo vindo de uma das regiões mais pobres do Paraguay (difícil de imaginar já que o próprio Paraguay em pobreza, na AL só perde para a Bolívia). Mas, enfim, o Bispo Lugo adepto da Teoria da Libertação, muito amigo de Frei Beto, largou a batina e decidiu se tornar Presidente do Paraguay. E conseguiu o impensável: tirou o Paraguay de um jugo de 61 anos,do Partido Colorado. Isso tem uma dimensão gigantesca se pensarmos que toda uma geração não conheceu outra forma de governo que não fosse do Partido Colorado.
Mas, como isso afeta o Brasil? acredito que positivamente, se pensarmos que o Paraguay bem administrado por um Governo Popular tem muito a oferecer ao Brasil: uma vasta fronteira agrícola já dinamizada por brasileiros do sul, muita terra, mão-de-obra e energia (nesses tempos bicudos que o barril de petróleo vive disparando) e o mais importante energia limpa, num momento que todos nos preocupamos com a questão ambiental. E o comércio (sacoleiros) que provavelmente vão ser legalizados.
E o Brasil o que tem a oferecer a um Governo disposto a modernizar o País: tecnologia em todas as áreas do conhecimento, experiência em planejamento e políticas públicas. Profissionais sobrando (eu mesmo estou sobrando) para prestar assessoria e consultória em planos educacionais, de saúde e desenvolvimento social (de combater a miséria nós somos PHD).
Então os profetas da "Operação Tequila" que já vem no novo presidente Fernando Lugo um conspirador contra nosso País, vão ter q colocar as "barbas de molho", a política externa entre os dois países tende ser a melhor possível. Ganha o Paraguai, ganha o Brasil, ganha a América Latina.
Ha, esqueci uma coisa né? sempre alguém perde. Quem perde nesse caso? os EUA claro.
Alguém tem dúvida por que? porque quanto mais coesa estiver a América Latina, mais difícil sua dominação.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home